a FGDE
Nascidos para competir
A Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport - FGDE foi fundada em 5 de janeiro de 2005. A atual diretoria é formada pelos seguintes membros:
Presidente: Sergio Böhm, CC 25 de Julho
Vice-presidente: Marcos Mallmann, CCA de Lajeado
Diretora administrativa: Nelsi Reis, AE 15 de Agosto,
Secretária: Flávia Fröhlich, Alt Pikade
Diretor de finanças: Paulo Fröhlich, Alt Pikade
Tesoureiro: Sérgio Schuster, CC 25 de Julho
Diretor técnico: Milton Bressler, CC 25 de Julho
Assessor jurídico: Yuri Bressler, CC 25 de Julho
Assessora de comunicação: Josiléri Cidade, CC 25 de Julho

História
A diversão de inverno de caçadores na antiga Europa foi registrada pela primeira em um quadro do pintor holandês Pieter Bruegel, no século XVI. Depois de mais de cinco séculos, a brincadeira de atirar tacos de madeira no gelo transformou-se em um jogo com equipamentos especiais que se parecem discos com cabos, está difundido em mais de 40 países. Em 1950 foi constituída a International Federation of Icestocksport - IFI, que atualmente está sediada na Suíça. Hoje, o jogo tanto é praticado sobre o gelo (em competições oficiais) como também em pistas de concreto ou asfalto. No Brasil, em razão do clima, é praticado sobre concreto. Mesmo em países de clima frio, na maioria dos clubes, o esporte é praticado sobre concreto ou asfalto. Só na Alemanha existem 1.500 clubes.
Em Santa Cruz do Sul, o Eisstocksport nasceu na Oktoberfest de 2003. Rene Reinaldo Emmel conheceu o jogo em 2002 em visita a sua irmã Ingrid, na Alemanha. Durante um evento, ele viu pessoas atirando objetos em uma rua asfaltada. A curiosidade fez Rene atirar também aqueles equipamentos e questionar a respeito. Ficou sabendo que era um jogo praticado por centenas de clubes na Alemanha. De volta a Santa Cruz do Sul, levantou a ideia como uma das opções nos jogos germânicos mostrados na Oktoberfest. Entrou em contato com sua irmã, e sabendo que ela e mais 64 alemães viriam para a festa, solicitou que trouxessem alguns equipamentos. A irmã e cunhado não só trouxeram os equipamentos, como entraram em contato com a Federação Internacional, que enviou materiais didáticos do jogo.
A primeira cancha foi construída com a ajuda da prefeitura, que cedeu uma
retroescavadeira. A Associação de Entidades Empresariais - Assemp, organizadora da Oktoberfest, repassou R$ 1.500,00 para a compra de brita e concreto. A obra, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, contou com a ajuda de muitos voluntários. O sucesso do novo esporte na Oktoberfest daquele ano foi indiscutível. A festa passou, mas os atletas continuavam firmes tentando aprender o jogo. Em novembro receberam o convite para participar, em fevereiro do ano sequinte, do campeonato internacional de Graz, na Áustria. Foram muitas reuniões. Dúvidas. Escassez de recursos. Até que a IFI presenteou a delegação com 4.000 euros, o que daria para custear as despesas na Europa. Foi formado um grupo de sete pessoas que financiaram as passagens e rumaram corajosamente para o Campeonato Internacional de 2004. Denominados por um Jornal Europeu de “Cowboys do Asfalto”, Francisco Tamar Knak, João Fernando Frey, Luiz Carlos Kaufmann, Milton Bressler, Renê Reinaldo Emmel, Roberto Jeferson Gross e Silvino Sehnem,
foram os pioneiros no eisstocksport brasileiro.
Enquanto isto, um outro grupo com 11 pessoas lideradas pelo então prefeito de Santa Cruz do Sul, Sergio Ivan Moraes, viajaram para prestar apoio na histórica jornada. E a imprensa não poderia faltar. A RBS TV incentivou a delegação com reportagens ao vivo de Graz. A condução da bandeira brasileira durante a cerimônia de abertura emocionou os participantes que se esforçaram nas competições e garantiram o sucesso no Mundial. Entre os 26 países que disputaram o Grupo B, os brasileiros conquistaram o 17° lugar.
Um encontro entre prefeito Sergio Moraes, a então Deputada Federal Kelly Moraes (hoje vereadora em Santa Cruz) e o presidente da Oktoberfest, Romeu Schneider, com os dirigentes da IFI, definiu o primeiro torneio Internacional da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Além de organizar a competição, era preciso construir canchas apropriadas. Com auxilio da Prefeitura Municipal, da Assemp e do atleta e engenheiro Francisco Tamar Knak, foram construídas três pistas. Antes da Oktoberfest, equipes participaram no Torneio da Amizade, em Assunção, no Paraguai, onde a equipe masculina brasileira ficou com o primeiro lugar. O Paraguai foi convidado e participou do Torneio Internacional da Oktoberfest, assim como a Alemanha e Áustria. Faltava ainda a regulamentação oficial do esporte e, assim, nasceu a
Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport - FGDE.
Clubes filiados
Centro Cultural
25 de Julho
Desde 2003
Foi onde tudo começou. Fica na Avenida Independência, 333, no Parque da Oktoberfest, no Centro de Santa Cruz do Sul. Tem 80 atletas ativos.


Centro de Cultura Alemã de Lajeado
Desde 2006
As pistas foram construídas dentro do Parque Histórico de Lajeado. Tem 50 atletas ativos.
Associação Esportiva
15 de Agosto
Desde 2011
Está localizado em Linha Áustria, no interior de Santa Cruz do Sul. Tem 15 atletas ativos.


Associação Esportiva e Cultural Linha Santa Cruz - Eisstocksport Alt Pikade
Desde 2016
Cancha construída no Bairro Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. Inaugurada em 23 de fevereiro de 2020.
Tem 40 atletas ativos.