19 de julho de 2023
Uma delegação brasileira chegou ao Canadá nesta semana para disputar a 10ª edição da America Cup ou Copa América de Eisstocksport. A competição ocorre na cidade de Kingston, localizada às margens do Rio São Lourenço, na província canadense de Ontário. As disputas serão realizadas a partir de sábado, dia 22, e seguem até o dia 27 de julho, quinta-feira da próxima semana.
A participação brasileira se dará através de uma equipe feminina, composta pelas atletas Rejane Böhm, Márcia Reis, Patrícia Lauschner, Ingrid Emmel e Claci Lied. De outro lado, os representantes masculinos são Milton Bressler e Luís Eduardo Kaufmann, que competirão em times de formação mista, unindo atletas do naipe feminino. Além disso, os atletas também participam de competições individuais.

O presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport – FGDE, Sérgio Böhm, não acompanha a delegação nesta edição do evento esportivo, mas está na torcida pelo bom desempenho dos competidores nas disputas. No entanto, ele lamentou as dificuldades impostas pelo Canadá para a liberação de vistos, o que impossibilitou a participação de mais atletas na competição. “Ficamos por mais de seis meses em tratativas e encaminhamentos burocráticos e mesmo pagando todas as taxas, não tivemos retorno para os novos vistos. Os que estão indo, já possuíam o visto ou tem visto americano”, ressalta.
Essa é a segunda vez que o Brasil vai ao Canadá para a America Cup. A primeira foi em 2015, na 6ª edição do evento. Nesta edição participam ainda Argentina, Paraguai, Colômbia, Guatemala. “Antes da Copa América ocorre um Torneio Canadense com participação de equipes também da Áustria e Índia, de forma que será mais uma experiência internacional positiva e enriquecedora para os atletas brasileiros”, finaliza o dirigente.

Comments